Grande Escolha

Região

Região Vinhos Verdes
Sub-Região de Amarante
Portugal

Solo

Granítico

Exposição

Nascente / Sul

Posição

Ligeira Encosta (4-8%)
Ficha Técnica

notas de prova

Tons citrinos, aroma atraente onde se revelam a ameixa e o pêssego conjugados com notas tropicais e de erva cidreira, revelando-se na boca com uma complexidade e mineralidade perfeitas, fazem sem duvida deste vinho o nosso embaixador.

Enólogos

José Manuel Antunes, Fernando Moura, António Sousa

Vinhas

Casa de Vilacetinho, situada em Alpendurada sobre o Rio Douro, com 30 hectares de vinhas que se desenvolve de forma contínua e ordenada em terrenos de natureza granítica, com exposição predominantemente Sul, torna-se num dos locais mais propícios da região demarcada dos vinhos verdes para a produção de vinhos de óptima qualidade.

Casa de Vilacetinho Grande Escolha 2016
. Ouro – Sakura Wine Challenge

Casa de Vilacetinho Grande Escolha 2016
. Commended – Decanter World Wine Awards 2016

Casa de Vilacetinho Grande Escolha 2015
Bronze – Decanter World Wine Awards 2016
. Silver – Concurso Rota dos Vinhos do Marco 2016

Casa de Vilacetinho Grande Escolha 2014
Prata – Decanter World Wine Awards 2015

Casa de Vilacetinho Grande Escolha 2013
Prata – Concours Mondial de Bruxelles
. Commended- Decanter World Wine Awards

Casa de Vilacetinho Grande Escolha 2012
. Grande Medalha de Ouro – Concours Mondial de Bruxelles
. Commended- International Wine Challenge (IWC)
. Verde Honra – Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV)
. Prata – Rotary Club de Vila Verde
. Wine Enthusiast – 89 Pontos
. The Wine Advocate / Robert Parker – 88 Pontos
. Revista de Vinhos – 15,5/20

Casa de Vilacetinho 2011
Medalha de Bronze – International Wine & Spirit Competition (IWSC)
Verde Honra – Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV)

Mérito – Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados (CNVE)
Casa de Vilacetinho 2010
. Medalha de Bronze – International Wine & Spirit Competition (IWSC)
. Medalha de Ouro – Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados (CNVE)
. Prata – Rotary Club de Vila Verde
Casa de Vilacetinho 2009  Casa de Vilacetinho 2009
. Prata – Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV)
. Prata – MundusVini International Wine Awards
. Medalha de Bronze – International Wine & Spirit Competition (IWSC)
. Diploma de Mérito – Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados (CNVE)
. Medalha de Ouro – Rotary do Clube de Vila Verde
Em 2000
É galardoado e premiado na feira de vinhos e gastronomia do Marco de Canaveses. Nesse mesmo ano, escreve a Câmara Municipal do Marco de Canaveses a propósito da presença do vinho Casa de Vilacetinho no Festival de Gastronomia de Santarém que ‘’a opinião pública é unânime ao considerar os vinhos Casa de Vilacetinho como uma mais valia incontestável nas tradições vitivinícolas deste concelho”, apontamento corroborado pela Região de Turismo da Serra do Marão.

Em 2001
É premiado com a Medalha de Prata no concurso promovido pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV). Nesse mesmo ano é premiado como o melhor Vinho Verde do concelho do Marco de Canaveses.

Em 2003
É premiado com a Medalha de Ouro no concurso promovido pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) atribuído á melhor vinha da região.

Em 2004
A empresa volta a ser reconhecida, com a atribuição pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), da Medalha Verde de Honra ao Vinho Verde Casa de Vilacetinho 2003 e com o Prémio de Excelência dos pequenos volumes ao Vinho Verde Casa de Vilacetinho Colheita Seleccionada 2003. Nesse mesmo ano o Rotary Clube de Vila Verde atribuiu duas Medalhas de Ouro aos Vinhos Verdes Casa de Vilacetinho 2003 e Casa de Vilacetinho Colheita Seleccionada 2003.

Em 2007
A vinha volta a ser premiada com a Medalha de Prata no concurso promovido pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).

Os anos finais da década de sessenta, quando a vinha nova já estava na sua plenitude, foram os mais marcantes para a Casa. O Vilacetinho foi laureado em vários certamesinternacionais, com destaque para a medalha de ouro que recebeu na então república da Jugoslávia, em Ljubliana, antigo estado da Eslovénia, hoje em dia país independente.

Nessa mesma década de sessenta, o Vilacetinho era normalmente requerido para provas em certames renomados, como o que se realizava na Feira Internacional de Lisboa (F. I. L.), e isso mesmo pode ser comprovado por alguma da documentação existente na Comissão que tutelava o sector.

Em 13 de Julho de 1965, o Vilacetinho conseguiria mais uma honraria: um ofício provenientedo Laboratório da Junta Nacional do Vinho anunciava que, “como elemento de divulgação dos Vinhos Verdes na Exposição de Portugal no Rio de Janeiro, foi prevista a instalação de uma vitrina para expor vinhos engarrafados”. Para tal, pedia-se a entrega, com urgência, “de duas garrafas de cada uma das marcas premiadas com medalhas de ouro ou de prata no III Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados”. Entre as catorze marcas requeridas estava o Vilacetinho-branco, o que nos prova que este vinho tinha sido galardoado no referido certame. Em 24 de Janeiro de 1972, Francisco Girão e a Casa de Vilacetinho comunicam à Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes que, “em referência à v/ carta de 12 de Janeiro […] cumpre-me informar Vossas Excelências de que já entreguei nesse Organismo duas garrafas, com a rotulagem completa, do Vinho que desejo inscrever no I Concurso Mundial de Vinhos a realizar em Budapeste” e, como tal, pede que considerem a sua inscrição prévia. Em 29 de Maio, a Junta Nacional do Vinho confirmava o envio de uma caixa de Vilacetinho, de três garrafas, que viria a figurar nesse concurso. Na prática, e conforme carta que já fora remetida em 19 de Maio, isso significava a aceitação da inscrição de Francisco Girão que, para a oficializar, deveria enviar ao Bureau des Expositions, Ministère de l’Agriculture et de l’Alimentation, Budapeste, Hungria, vinte e cinco dólares que deveriam ser depositados numa conta bancária internacional, cuja referência se indicava.

CONTACTOS

 

Casa de Vilacetinho

Vilacetinho
4575-073 Alpendorada
Portugal

Tel: (+351) 255 619 744
Fax: (+351) 255 611 000

www.casadevilacetinho.pt
info@casadevilacetinho.pt

Contacte-nos

3 + 3 =

Share This